Text Size

Notice: Undefined index: oab3b84d in E:\home\efeitovisua\efeitovisual.com.br\web\templates\rt_maelstrom_j15\features\demostyles.php on line 1

Cases

PROJETO CHARIVARI
O programa Conexão Artes Visuais é realizado pela Fundação Nacional de Artes e pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio da Petrobras. Anualmente tem uma edição que visa fomentar as artes visuais em todo o Brasil, difundindo a diversidade e a complexidade da produção artística contemporânea. São realizados seminários, oficinas e exposições e artistas produzem pesquisas e obras de arte.  
O primeiro projeto Charivari foi realizado em 2005 ― com a edição de um livro-objeto impresso em serigrafia e a realização de um conjunto de oficinas com foco na linguagem do desenho.
O encontro dos artistas Andrés Sandoval, Daniel Bueno, Fábio Zimbres, Fernando de Almeida, Fernando Vilela, José Silveira, Laura Teixeira, Luana Geiger, Madalena Elek, Marcelo Salum, Maria Zanetti e Silvia Amstalden possibilitou uma segunda edição do projeto Charivari, impresso na EFEITO VISUAL. Os artistas vieram aprovar em máquina as impressões. O projeto objetivava valorizar a arte pela arte, o papel (qualidade do papel) era secundário.
As oficinas, ministradas por alguns dos artistas, valorizaram a narrativa das imagens e outras técnicas empregadas para a produção do livro, como carimbos, monotipia e pintura, com foco em um amplo debate sobre a ilustração. A impressão da publicação foi realizada de forma artesanal, desde a escolha por cada um dos artistas do papel que receberia seu trabalho até a interferência no processo de impressão, que foi permitida pelos suportes empregados.

Clique e veja a publicação Charivari

 ADELIA A COZINHEIRA
casesAdélia Cozinheira : Texto de Lia Zatz; Ilustrações de Luise Weiss; Design gráfico de Wanda Gomes, patrocinado pela IBM.
A Coleção Adélia – Adélia Cozinheira é o primeiro volume – é resultado da união da concepção literária da escritora Lia Zatz, os estudos e pesquisas da designer Wanda Gomes que sempre acreditou no design gráfico como ferramenta transformadora dos meios de acesso à cultura e à educação, e as maravilhosas ilustrações da artista plástica Luise Weiss.
Adélia* visa democratizar os meios de acesso a cultura e a mídia impressa de maneira geral, lançando mão de técnicas e processos de impressão  diferenciados de texturas que estimulam sensações táteis e ofltativas e o braille em verniz transparente que permitem que os mesmos livros possam ser lidos por crianças com ou sem necessidades especiais relativas a percepção visual. O texto considera e valoriza o desenvolvimento emocional, os sentimentos de independência e de autoconfiança da criança seja deficiente visual ou não.
A Efeito Visual fez as impressões de texturas, relevos, aplicação de dois aromas  e do braille.

EXIGÊNCIA DE AUTOR – VALORIZAÇÃO DA CAPA
Pedro Bandeira, escritor de muitos gêneros: narrativas longas e curtas, poesia, teatro, tradução e adaptação. Uma produção de quase cem títulos. Aproximadamente vinte e dois milhões de livros vendidos. vários prêmios literários. Pedro Bandeira é múltiplo. Exige serigrafia na capa.
A Efeito Visual imprimiu várias capas agregando valor a obra com a serigrafia.

SP ARTE – maior galeria de arte de São Paulo
A EFEITO VISUAL é parceira e faz muitas impressões e trabalhos para a SP Arte.

MOMENTOS DE LUZ
Momentos de Luz, a primeira mostra individual em galeria, do artista plástico brasileiro radicado na Alemanha Almir Mavignier, com 33 obras inéditas no Brasil. Trabalhos em óleo sobre tela, monocromáticos, em branco ou preto, desenvolvidos entre as décadas de 60 e 70; a série de cartazes serigráficos e um cartaz aditivo, criado especialmente para a exposição, retratam a produção do mestre em artes gráficas premiado na Europa e Ásia.

TRANSFORMANDO IMPRESSÃO EM ARTE
Para a comemoração dos 20 anos da EFEITO VISUAL 3 equipes internas receberam o desafio de desenvolver, utilizando artes gráficas e a técnica de impressão, um produto que falasse dos 20 anos e fosse distribuídos aos clientes e parceiros do dia a dia, conseguisse marcar a história.  Os projetos deveriam ser concebidos e produzidos no prazo de uma semana.
Foram apresentados uma proposta de nova papelaria, uma placa comemorativa e um relógio. Vencedores em empate: relógio e placa.

MARCHA CRIANÇAmos march criana

A Efeito Visual realizou a impressão em flocagem nas capas dos livros educativos da Editora Abril da coleção Marcha Criança. A coleção conta com nove livros, sendo 3 de cada matéria e com a impressão de um animal de estimação diferente na cada. Os livros de linguagem tem a figura da ovelha, do coelho e do elefante; os livros de matemática tem as figuras  do gato, sapo e girafa; e, os livros de natureza e sociedade tem as figuras do macaco, da pintinho e do leão.

Seu formato maior (31,4 cm x 23,2 cm), mais adequado para o trabalho com crianças de 3 a 6 anos. Sua capa contém texturas e cores chamativas aplicadas nas figuras de mascotes para atrair os alunos.

O exemplar apresenta segunda capa pré-acabada para que o aluno possa personalizá-la como preferir.

Cases