Text Size

Notice: Undefined index: oab3b84d in E:\home\efeitovisua\efeitovisual.com.br\web\templates\rt_maelstrom_j15\features\demostyles.php on line 1

Hércules Barsotti

O catálogo

mosaico barsotti catalogo
Poder transmitir o que uma exposição de arte quer realmente mostrar é um grande desafio. O catálogo de uma exposição de arte é um documento que serve para guardar na memória arquivada impressa uma experiência.
Mas conseguir transmitir as sensações táteis e visuais da exposição do Hércules Barsotti, transformando o catálogo em uma segunda obra de arte,  foi o resultado que a Efeito Visual conseguiu com a impressão do catálogo das exposições que ocorreram no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A exposição

mosaico barsotti

Apreciar a arte visual de Hércules Barsotti (1914 – 2010) deixou de ser privilégio só de quem enxerga, com a exposição “Além do Olhar”, que permanecerá de 21/07/2012 a 23/09/2012 na Caixa Cultural São Paulo Centro de São Paulo. A mostra conta com 30 serigrafias do artista do Neoconcretismo representadas em material tátil, com relevo, texturas e contrastes.
Além do tato, os visitantes também terão à disposição descrições e trilha sonora para que possam compreender melhor a obra de um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros. A intenção da curadora Cláudia Lopes foi fazer um convite ao público, cego ou não, para sentir de fato, passar mais tempo na sala de exposição e, com isso, ampliar sua percepção.
“Além do Olhar” apresenta como diferencial a oportunidade para que portadores de deficiência visual possam sentir a obra de arte pelo toque. Os visitantes serão conduzidos pela galeria por monitores treinados que vão orientar o toque nas reproduções tridimensionais, de modo a perceber as obras. Também estarão disponíveis aparelhos com a áudio-descrição de toda a exposição, com planta em relevo do espaço expositivo. A seleção das obras para a exposição foi baseada na experiência pictórica do artista, e também na pesquisa da forma e da cor que o consagrou na arte brasileira.
A mostra permite uma reflexão sobre linguagens e a questão do olhar, tanto no ato de enxergar quanto nos diversos modos de interpretar as peças. “Alguém que enxerga, muitas vezes passa por objetos, formas e cores sem parar para sentir, de fato, sem perceber ao que se reporta a escultura ou a pintura. Nossa proposta é que o espectador permaneça um tempo maior na sala de exposição, que sua visita seja de fato uma nova experiência, e que nessa experimentação seja ampliada sua percepção”, afirma Cláudia Lopes.
O catálogo da mostra é gratuito e apresentará reproduções das obras expostas em imagens com relevo. O impresso foi feito na Efeito Visual sendo que todos terão versão em Braille em verniz transparente sobre o texto original.
Sobre o artista:
Hércules Barsotti nasceu em São Paulo, em 1914, e faleceu na mesma cidade, em 2010. Desenhista, pintor e programador visual, Barsotti iniciou sua formação artística em 1932, sob orientação de Enrico Vio. Nos anos 1950, tornou-se desenhista têxtil, criando, em 1954, juntamente com Willys de Castro, um estúdio de projetos gráficos na capital paulista. Em 1958, viajou para a Europa onde entrou em contato com Max Bill, responsável pela irrupção do concretismo no Brasil. Integrou, a partir de 1960, o Grupo NeoConcreto, liderado pelo crítico Ferreira. Entre 1963 e 1965, participou do Grupo Novas Tendências, que tentou reagrupar os artistas de tendência geométrica em São Paulo. Em 2004, o Museu de Arte Moderna de São Paulo organizou uma abrangente retrospectiva do artista, enfatizando sua contribuição à arte brasileira do século XX.

Login do Usuário

Depoimentos

Conheça a opinião de alguns clientes, sobre nossas soluções

Leia os depoimentos