Text Size

Notice: Undefined index: oab3b84d in E:\home\efeitovisua\efeitovisual.com.br\web\templates\rt_maelstrom_j15\features\demostyles.php on line 1

Flocagem: Valorizando Trabalhos Gráficos

Flocagem é um processo de valorizar o produto final através da aplicação de flocos de poliéster, nylon e algodão. Inicialmente não era aplicado em trabalhos gráficos, mas a EFEITO VISUAL desenvolveu uma técnica de serigrafia e passou a aplicar em impressões, tendo obtido muito sucesso nos produtos de seus clientes.

A Efeito Visual trabalha desenvolvendo e aprimorando a flocagem há quatro anos, pioneira empresa gráfica de serigrafia que imprime flocagem. Foram entrevistados Sr. Reinaldo Cruz de Araujo, CEO da Efeito Visual, e Alex Malta, responsável da produção que falaram de sua experiência com o desenvolvimento e aprimoramento do processo de produção e o que levou ao crescimento de mais impressões com esta técnica.

  • Efeito Pelúcia, Efeito Camurça e Efeito Aveludado . Qual material é utilizado para produzir o floco? Tem diferença no processo produtivo? Tem diferença no resultado?

O efeito aveludado é feito de partículas de fibras têxteis que são aplicadas sobre tinta especial por processo eletrostático dando uma agradável sensação tátil aveludada. O efeito camurça é feito a partir das micro partículas de fibras têxteis dando uma agradável sensação tátil, acabamento macio e capaz de produzir um efeito 3D quando aplicado sobre imagens. O efeito pelúcia é feito por partículas de fibras têxteis com tamanhos variados, os diferentes tamanhos das partículas tornam a sensação tátil menos macia que do Efeito Veludo e Camurça.

  • Como é o processo de flocagem na Efeito Visual?  

É um processo serigráfico onde sobre a área de reserva são depositados flocos dando um efeito tátil tridimensional a impressão gráfica. 

  • A maquina foi desenvolvida pela própria Efeito Visual, por quê?

Por que não existia no mercado um equipamento que atendesse a necessidade da Efeito Visual que permitisse apresentar um trabalho diferente com adequada capacidade produtiva. Foi feito um estudo de que materiais (poliéster, nylon e algodão) eram mais adequados a fixação em papel. Além do material foi importante entender qual a base de verniz seria a mais apropriada. Estudo de tempo de secagem do verniz com a aplicação resultou no desenvolvimento do equipamento que deposita a camada certa do polímero sobre o verniz no tempo certo. Não havia uma maquina que atendesse estas necessidades. É importante também mencionar que a eletrostática influencia o resultado. O resultado do efeito tridimensional é obtido a partir da arte e em conjunto com o processo produtivo. 

  • Eu soube que a capacidade aumentou muito. Qual era a capacidade no início do processo? Qual a capacidade hoje?

No inicio do processo, a Efeito começou produzindo 1000 impressões diárias, já nos tempos atuais imprime com facilidade cerca de 6000 impressões em um dia de trabalho de 8 horas. Alguns trabalhos como capas de revista necessitam desta capacidade produtiva. 

  • Que material pode ser impresso com flocagem? Que projeto a Efeito Visual já imprimiu? 

Pode ser impresso em qualquer tipo de papel a partir de 120g (PVC, papéis com laminação BOPP, entre outros), Livro Adélia, Marcha Criança, Capa da revista Silk Screen, Livro Sujeito Sem Qualidade, Pancrom. 

  • Qual foi o projeto mais desafiante para a Efeito Visual? Por quê? O que aconteceu? Qual foi o resultado? 

O projeto Marcha Criança foi onde nós vencemos a barreira das 6 mil impressões dia. Devido a grande quantidade de impressões e prazo curto foi necessário um extremo e rigoroso planejamento de produção com estabelecimento de metas por hora de produção. Aproveitamos esse trabalho para testar melhorias implementadas no processo produtivo, como melhor cálculo de utilização de materiais, tempo de secagem e finalização das impressões. O comprometimento da equipe com o projeto Marcha Criança contribuiu para termos entregue 63 mil impressões em 6 dias.